domingo, 27 de abril de 2014

A Ecovia do Litoral

O litoral do Algarve tem uma coisa que é capaz de nos facilitar grandemente a vida: a ecovia. Basicamente, é uma ciclovia que atravessa o Algarve de uma ponta à outra.




Apesar do nome no singular, a ecovia não é exatamente uma estrada para bicicletas contínua e acabada. É ao invés, e segundo consegui perceber através do website dedicado à mesma, um aglomerado de ciclovias que atravessam 12 municípios algarvios diferentes e cuja gestão dos troços está à responsabilidade dos mesmos. Daí que haja diferentes níveis de acabamento da via consoante o que cada município investiu e o que dedicou a este projeto (presumo que as partes a vermelho no mapa sejam as que não estão acabadas).
 
Ainda assim, parece-me muito bem! A N125, que também atravessa o Algarve todo, seria a nossa aposta segura e creio que algumas partes da ecovia passam nessa estrada nacional. Mas aquilo anda mais congestionado ultimamente devido às SCUTs na Via do Infante portanto não deverá ser do mais seguro que há para ciclistas. Havendo um percurso assinalado que nos tire do tráfego, melhor.
 
A sinalética é portanto o que teremos que atentar durante o nosso percurso para não perder a ecovia de vista. Não é regular em todo o percurso e há zonas onde não existe de todo, mas isto é o tipo de sinais que podemos esperar:

 
 



A ecovia começa em Sagres, exatamente no Cabo de S. Vicente, e termina em Vila Real de Santo António. Isto significa que temos uma razão maior para o desvio ao cabo :)
 
Só referir que esta ecovia faz parte do percurso 1 da Eurovelo, a rede de ciclovias que está a ser criada na Europa para tornar o continente ciclável de umas pontas às outras.




Maravilhoso, hein?

A Ecovia do Litoral faz parte da rota 1 da Eurovelo, a rota da costa atlântica:



Não é sensato estar a elogiar algo antes de experimentar mas fico desde já e em abstrato agradecida pela ecovia. Houvesse mais disto pelo resto do litoral português e a nossa tarefa de planeamento, pelo menos, seria muito facilitada.



S.

6 comentários:

  1. Aaahhh, se calhar foi por isso que o Costa fez a ciclovia ali de santa apolónia ao parque das nações... eu bem estava a achar estranho a obra ter sido feita depois das eleições...afinal há imperativos comunitários

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    1. A rede Eurovelo é uma iniciativa da Federação Europeia de Ciclistas, uma ONG, pelo que não será um imperativo comunitário desenvolver os troços planeados. Ainda assim, é verdade que a Eurovelo é um projeto em parte financiado pela Comissão Europeia, do fundo que financia projetos de "Turismo Sustentável" (está lá no website deles), pelo que o dinheiro para a tal ciclovia em Lisboa pode ter vindo do mesmo pote.

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    2. obrigada pelo útil esclarecimento! eu queria dizer isso, resultante de imperativos comunitários, ou seja dinheirinho que deve estar consignado a esta despesa.
      :D

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  2. Não querendo desanimar-te nem agoirar... mas a Ecovia é algo que em muitos pontos (nos vários munícipios que atravessa) é algo que não se descortina, e a sinalização é coisa inexistente... o que para mim, como algarvia que sou é uma tremenda razão de vergonha... mas que fazer?!

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    1. Era o que eu temia. O mais provável é no final acabarmos por fazer uma mistura entre ecovia e N125.

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