segunda-feira, 19 de maio de 2014

Dia 29 - Tavira - Monte Gordo

No Algarve, além das praias óbvias que no final de contas são a nossa verdadeira motivação durante a viagem toda, existe uma coisa que queremos ansiosamente visitar.


Chama-se Pego do Inferno e fica a 7 km de Tavira para o interior. É esta maravilha natural que se converte em praia nos meses mais quentes do ano e que, segundo a lenda, não tem fundo (ui...). Maravilhoso para mergulhos daquela rocha assustadoramente alta, diz o senhor meu parceiro (o "assustadoramente alta" é adicionado por mim).
 
Diz que aquilo é de difícil acesso, apesar de estar bem assinalado e ter algumas infraestruturas na enseada, por força da cascata se ter tornado tão turística. Ainda assim diz que são uns 300 metros desde a estrada até ao lugar mágico, sempre a descer, não sei bem por que tipo de terreno. Temo que as bicicletas tenham que ficar fora do nosso campo de visão.
 
Serão portanto 13 km pedalados desde o campismo em Cabanas até ao Pego do Inferno, onde ficaremos até à hora do almoço. De seguida, a intenção é passar a tarde em Manta Rota, depois de 19 km pedalados, e ir passar a noite ao campismo de Monte Gordo, após mais 8 km. 40 no total para este penúltimo dia.


Como se pode ver, o desvio para ir ao Pego do Inferno é enorme, o que atesta a nossa ânsia para o visitar.
 
Em Manta Rota, a intenção é ter mar quente, o que nem sempre é uma garantia a oeste de Olhão.
 
Maravilha, já estou a salivar.
 
A noite será passada em Monte Gordo, já muito pertinho da meta.




S.

4 comentários:

  1. Não deixem de ir a Cacela Velha, que é das terras mais bonitas de Portugal. Mesmo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Entretanto encontrámos um parque de campismo mesmo em Tavira, portanto pouparemos uns 12 km no total. Pode ser que sirvam para o pequenino desvio a Cacela Velha (as fotos são maravilhosas. É por isso que é tão bom recomendações de pessoas que conhecem os sítios :) )

      Eliminar
  2. tchi, eu ontem estive vai não vai para te falar no pego do inferno, mas achei que a tua rota não te permitia ir tão para o interior. esse sítio é engraçado, a lenda que me contaram sobre não ter fundo, tem a ver com uma carroça que uma vez caiu lá para dentro e a partir daí achou-se que esse "fundo" ia dar ao inferno, porque o que lá entra nunca mais sai, uma espécie de morada do diabo. (pelo-me por histórias de bruxedos e diabólicas, heheeh)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. o pego do inferno parece-me um sítio fabuloso e é um dos sítios que mais ansiamos por visitar nesta viagem. o desvio de 7 km para o interior parece-me pouco para a coisa que é

      Eliminar