O último dia da nossa viagem há-de ser glorioso. Menos de 4 quilómetros para pedalar, que servirão só mesmo para encostar à fronteira, de preferência para dar um beijinho à placa que diz "Portugal".
Já estou comovida só de olhar a linha no Guadiana que separa Portugal e Espanha.
Há-de ser um último dia glorioso porque na reta que liga Monte Gordo a V.R.S.A. há esta preciosidade:
Ciclovias! Será um último resquício da Ecovia?
Gosto do pormenor da fila de carros estacionados em cima dela. "Ah e tal, que os ciclistas são uns valentes criminosos que nunca respeitam as regras de trânsito e depois querem direitos." A hipocrisia é demasiado óbvia.
Não há muito mais pensado para este dia do que o momento em que veremos a placa a sinalizar a fronteira agora inexistente. Talvez dar umas voltas por Vila Real de Santo António, que não conheço, atravessar a ponte e dar um pulinho a Espanha, dar mais um mergulho em Monte Gordo.
Há que planear também o regresso mas nisso ainda não pensámos muito bem. Tal como a partida, e devido aos problemas todos que os comboios da CP nos apresentam, deve envolver uma boleia.
S.
Como assim, não têm planos? É preciso comprar caramelos :P
ResponderEliminarCaramelos parece-me muito bem. Mas se atravessamos a fronteira depois quem é que nos pára? :P
ResponderEliminarah, mais acima no percurso do guadiana têm Alcoutim,essa bela terra...
ResponderEliminar(e quando forem ao tel pego do inferno, também podiam ir a castro marim, mas não faço ideia se é fácil ir de bicicleta, tem uma vista espectacular https://www.google.pt/search?q=castro+marim&safe=off&rlz=1C1AFAB_enPT447PT449&es_sm=93&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ei=EMN9U_GQKseZ0AW5_4C4Cg&ved=0CAkQ_AUoAg&biw=1440&bih=775
Castro Marim talvez valha a pena ir no último dia. É pertinho de VRSA, uns 4 km.
EliminarSó agora é que descubro este! Que espectáculo :) Não consigo ver com detalhe suficiente por onde passam em na zona que conheço como ciclista, desde a margem norte da foz do arelho até sintra - lisboa. Na foz do arelho, lagoa de óbidos, existe uma ecopista fantástica que dá a volta à lagoa de óbidos. E a volta ao cabo carvoeiro - peniche, vindo do baleal, acho que é obrigatória e o percurso é bem bike friendly :)
ResponderEliminarok, entretanto já vi o post específico (http://bicicletapelacosta.blogspot.pt/2014/03/dia-10-foz-do-arelho-praia-da-areia.html) :) só recomendaria dar a volta ao cabo, para ser circular e aproveitarem a estrada bonita e sem muito trânsito. E a lagoa de óbidos tem uma ecopista muito interessante e não muito acidentada, dá para uma bicicleta que não seja de corrida, sempre poupam uns kms a dar a volta e evitam estradas mais movimentadas. Mas nunca planei algo deste género. Também sonhei em tempos fazer grandes tours de bike pela europa :)
ResponderEliminarMuito obrigada pelas dicas! Olhando novamente o percurso do dia não percebo porque não tínhamos pensado ir ao Baleal primeiro, e fazer Cabo, Peniche e seguir para a Areia Branca depois. É escusado estar a voltar para trás, realmente. Quanto à ciclovia na Lagoa de Óbidos, vamos procurá-la com certeza.
EliminarJá agora, em relação a Sintra e ao Cabo da Roca, alguma dica? A serra anda ali pelo meio, de forma que não tenho bem a certeza de como planear da melhor forma essa parte para a evitar.
Penso que aí não há hipótese sem ser ir pela nacional, a 247. Ela não atravessa propriamente a serra, contorna-a do lado do mar. Não há nenhuma "circular" mais próxima da costa. Nunca fiz essa estrada, já fiz mafra- sintra ou sintra-lisboa, mas essa zona não conheço bem, nem de carro.
EliminarHmm certo. Acho que conheço relativamente bem essa estrada, é a que passa na Ericeira. Grande parte da nossa viagem será feita por estradas nacionais muito provavelmente. A intenção é ir sempre o mais perto da costa possível mas contando que não nos percamos. As ENs estão normalmente melhor sinalizadas.
Eliminar