Como referimos num post anterior, optámos por transportar as nossas coisas num saco/mochila em vez de nos alforges mais comuns. Isto porque queremos andar sempre com as coisas atrás.
Não temos experiência de passeios de bicicleta, muito menos de viagens, portanto as dúvidas quanto ao que fazer com as bicicletas e a bagagem quando não estamos a pedalar foram mais que muitas. As bicicletas têm que estar sempre no nosso campo de visão? É seguro deixá-las presas a um poste, ainda que com corrente e cadeado? E as malas, são para levar connosco ou para deixar nas bicicletas? E se forem para deixar nas bicicletas, mesmo que tiremos as coisas de maior valor como carteiras, telemóveis, etc, podemos deixar a roupa?
Já referi que escolhemos a opção mais segura, andar com a tralha toda atrás. As bicicletas poderão ocasionalmente ficar fora do nosso campo de visão (os cadeados servirão para alguma coisa). Mas ainda assim sublinho o ocasionalmente. A bicicleta será o nosso bem mais precioso durante esta viagem, não podemos arriscar.
Quanto à bagagem, decidimo-nos também pelo mais seguro e andarão às costas sempre que não nos encontrarmos a pedalar. Isto porque normalmente as nossas viagens diárias estão dividas em dois troços, e a tarde não será passada no sítio onde iremos dormir. Daí que deixar as coisas no parque de campismo durante o dia se torna impossível para nós. Na grande maioria das vezes só lá chegaremos ao início da noite.
Depois de muito pesquisar, de visitar muitas lojas e de decidir terminantemente que não, não darei 100 euros por uma mochila que também é alforge (200 porque teria que ser uma para cada um) só porque é o que é feito de propósito, lá encontrei as eleitas.
São esta espécie de saco de ginásio barra mochila que se adaptam muito bem à traseira da bicicleta, presos com estas fitas elásticas próprias para prender bagagem de formato irregular às bicicletas.
Quanto às mochilas, têm 40 litros de capacidade cada uma. Isto foi outra coisa que nos deu algumas dores de cabeça já que não sabemos quantos litros são precisos para levar tudo o que queremos. Mas depois de estimativas por alto e de termos visto ao vivo o espaço de malas com diferentes capacidades, decidimo-nos pelos 40 litros. No final, tudo o que levarmos terá que caber ali. O pior que pode acontecer é termos que levar menos coisas, e isso não é assim tão dramático.
Teremos que pensar em levar uma bolsa pequena para carteira/telemóveis/chaves porque poderá haver uma ou outra vez em que deixar as malas no hotel ou no parque de campismo, sobretudo nos dias de descanso, será uma possibilidade.
S.
:D
ResponderEliminarbem, tenho de meter a minha colherada. Adoro preparativos de viagens :)
(conheces a anastacia krupnik? eram uns livros infanto-juvenis de uma miúda muito à frente que tinha a mania de fazer listas - eu adoptei essa mania para mim e me gusta mucho)
Bem, o que eu queria dizer era que quando eu era pequena, e ia de autocaravana para parques de campismo só levava uma mochilinha pequena e nunca morri por isso :D
E agora em grande, também já tive de reduzir as minhas necessidades em viagem a um mínimo de uma mochila camper (não sei quantos quilos leva, mas é pequena, não pesava muito), quando fui 3 semanas a viajar pela china. E levei ténis e umas sabrinas e uns chinelos, t-shirts , calções, até um vestido!, e calças de ganga e sabonete, pasta de dentes, escova de dentes, champo. Bom, não morri e nas fotos não fiquei mal de todo :D
Ah já me esquecia do mais importante nessas alturas: o amigo sabão azul e branco! lavar todos os dias pelo menos umas cuecas e umas meias ;)
E vais ver que mesmo assim, reduzindo muito o que levares, no fim da viagem vais ver que ainda haverá coisas que podias não ter levado porque nem usaste. Para frio, o melhor é uma camisola polar daquelas muito fininhas (se calhar estou a ensinar a missa ao vigário)
acho que não devia ser camper, eu sou péssima para nomes de marcas.
EliminarEra algo assim:
http://mlb-s2-p.mlstatic.com/reliquia-mochila-company-anos-8090-antiga-14844-MLB20090560459_052014-O.jpg
Só para falar da questão do tamanho. POrque no teu caso há a questão adicional de terem de prender às bicletas.
E pronto, só para dizer (de novo!) que acho o máximo estes teus preparativos
Nós já andamos com a mania do minimalismo, portanto uma mochila para cada um está muito bem. Acho que as nossas mochilas são capazes de ser um pouco maiores do que essa da foto, portanto dá para o mês do pedalanço.
EliminarObrigada pelo conselho do sabão azul e branco, é mesmo isso que vamos fazer. Acho que teremos que lavar também a t-shirt e os calções cada dia, tendo dois pares de cada coisa dará para o caso de não secar durante a noite. Em último caso, todos os campismos que vi têm máquinas de lavar e secar para os campistas se servirem.
Esqueci-me de mencionar a tenda e o colchão, que levará uma coisa cada um e terá que ir em cima das mochilas. As fitas são também para prender isso.