sexta-feira, 27 de junho de 2014

1º dia - Caminha - Fão (Esposende)

Dia 1: Caminha - Fão (Esposende)
Total do dia: 51,9 km
Horas a pedalar: 3h 37 min


O dia começou cedo e em companhia de pais e tios. Foram-nos largar a Caminha, respeitando a nossa ambição de partir exatamente da fronteira. Foi um momento surreal e uma despedida entre risos nervosos de "vemo-nos daqui a 12 dias". Se não tivéssemos tido a sorte de ter uma família que alinha nas nossas parvoíces e as transforma em passeio, teríamos tido a nossa tarefa de ir até Caminha com as bicicletas muito mais dificultada. Agora temos mesmo de acabar, para não deixar ninguém mal.
A partida foi junto a uma placa de fronteira que dizia "Portugal", como tínhamos sonhado. Fizemos os dois primeiros quilómetros junto à foz do rio Minho, um sítio incrível, e deixando para trás um morro espanhol.



Depois, foram mais 20 km sempre por estrada nacional, mas uma estrada do melhor que dois ciclistas podiam desejar. Uma berma larga, poucos carros, boa sinalização. Para habituar, não podíamos ter pedido melhor.


Melhor que ciclovia :)


Chegados a Viana, onde íamos descansar durante a tarde, decidimos experimentar uma praia. Calhou a Praia do Norte, uma praia com piscina de água salgada e cheia de poças, peixinhos e caranguejos.




Infelizmente, os branquelas de Bruxelas nem com protetor solar se safaram e o escaldão apareceu logo no primeiro pedalanço do dia. Passar a tarde na praia não foi opção e tivémos que retomar caminho mais cedo do que o planeado. Destino: parque de campismo de Fão, logo após Esposende.
Tivémos alguns problemas em encontrar a ponte para sair de Viana, mas assim que a encontrámos, sabíamos que era só seguir a N13 que iríamos ter a Esposende. Ao Porto, até, houvesse pernas. :D




Pontes citadinas que se atravessam a pé, maravilha.
A segunda parte do caminho já não teve bermas tão largas como da Caminha a Viana, mas fomos confortáveis no geral. Normalmente os carros têm espaço de sobra para nos ultrapassarem mesmo sem mudar de faixa, pelo que não há stress nem da nossa parte nem da dos automobilistas - e até camionistas - com quem nos cruzámos.
Cerca de duas horas depois de partirmos da praia em Viana, chegámos a Esposende. Uma cidade com uma zona ribeirinha totalmente renovada e francamente bonita.





Fão ficou uns 3 quilómetros mais para sul. Estivemos cerca de 40 minutos a montar a tenda porque somos mesmo principiantes e agora estamos aqui dentro mais mortos de sono do que de olho aberto. A antecipação sobre como acordaremos amanhã é mesmo muito grande. Espero que nos consigamos levantar, pelo menos. Há mais 50 km para pedalar até ao Porto que não se fazem sozinhos.




S.

7 comentários:

  1. Não sei se o comentário anterior ficou, aqui vai de novo: fantástico! que inveja :) mantenham-nos actualizados :)

    ResponderEliminar
  2. e pensei que fosse muito mais perigosa a estrada para esses lados.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A estrada tem sido bem mais tranquila do que estava à espera. Normalmente há bermas largas e temos apanhado muito mais ciclovias do que nos atrevemos a sonhar. Os automobilistas são também bastante pacientes e buzinadelas acho que ainda só levámos uma ou duas.

      Eliminar
  3. a foto do ciclista ao pé da placa de Moledo até me arrancou uma lagriminha. Faz hoje uma semana que senti um baque de emoção precisamente poucos metros após essa placa. E hoje acordei cedo para vir finalmente escrever sobre o meu "primeiro mar" deste ano, que foi precisamente aí, e entretanto aqui a ler outras coisa, dou com isto.

    Boa viagem!!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Só parámos na praia de Viana, em Modelo só vimos mesmo a placa :)

      Eliminar
  4. Ahhh, não paraste no Manuelzinho Natário para comer uns pastéis, erro gravíssimo ;)
    Continuação de boa viagem!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A visita a Caminha foi mesmo muito de raspão, só deu para ver a zona do rio. Nada de pastéis :(

      Eliminar