quinta-feira, 17 de julho de 2014

21º dia: Vila Nova de Milfontes (descanso)

Hoje fomos então à vila de Milfontes, um sítio turístico mas cheio de cafés, restaurantes e lojas que mantêm o caráter, sem armarem ao pingarelho. Pareceu-nos uma vila dinâmica e com boa qualidade de vida, estamos a gostar bastante.
E depois tem a praia, que valha-me deus:


Em termos de paisagem, nenhuma praia até aqui bate esta. Tem a foz do rio Mira na qual o rio se alarga pela extensão que se vê na foto, juntando-se ao mar mais à frente, e com duas margens bem distantes. Há vários bancos de areia pelo meio, a água é tão limpa e translúcida que apetece mesmo, mesmo nadar, não fosse a temperatura que incapacita os braços assim que os mergulhamos na água. A parte de cá é também um pouquinho ventosa, o que não abona em favor da água gelada.
Após o almoço ainda voltámos ao parque de campismo para uma tarefa que muito nos desagrada nesta viagem:


Lavar roupa à mão.
As casas de banho dos nossos quartos de hotel são locais assustadores porque é roupa molhada pendurada em tudo o que se assemelha a um gancho ou varão. Isto até termos percebido que a roupa seca melhor e mais rápido em estendais improvisados ao ar livre do que em divisões húmidas e fechadas como uma casa-de-banho.
Enfim, uma pessoa aprende vivendo.
Daí que hoje fomos de propósito ao campismo a seguir ao almoço para lavar e estendar a roupa suja acumulada. É também muito mais fácil esfregar a roupa num tanque próprio do que lavá-la num lavatório qualquer. Mais uma vez, aprende-se vivendo.
À tarde fomos à praia novamente, desta vez de bicicleta. Foi a primeira vez que andámos nas riquinhas sem a bagagem toda atrás, e foi uma impressão muito grande. Tanto que me ia desequilibrando quando montei nela a primeira vez: demasiado leve!
Voltámos ao campismo para o duche, e lavadinhos lá partimos para o jantar. Agora estamos na sala de jogos do campismo porque é o único sítio com tomadas e um sofá enorme (perto uma coisa da outra, maravilha) e daqui a pouco vamos dormir.
E pronto, é isto a nossa vida de cicloturista em intervalo.




S.

4 comentários:

  1. Passei tantas vezes férias aí, na infância. Que saudades :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É um sítio magnífico, mais calmo do que o Algarve mas movimentado o suficiente e com uma praia maravilhosa (a água já era assim tão fria? :/)

      Eliminar