domingo, 20 de julho de 2014

24º dia: Zambujeira do Mar - Serrão (Aljezur)

Dia 24 - Zambujeira do Mar - Serrão (Aljezur)
Total do dia: 31,3 km
Horas a pedalar: 2h 14 min
Total km acumulados: 770,1 km
Total horas a pedalar: 55h 27 min




Hoje foi muito custoso. Partimos ainda no Alentejo mas existe uma coisa que se chama "Serra de Monchique" e que estraga aí um bocado os planos das planícies do Alentejo. Não fomos pelo interior mas acho que ainda apanhámos um bocado da maldita serra porque estes 30 km nada tiveram que ver com os de ontem.
Começámos logo os primeiros 7-8 km a subir, daquelas subidas imperceptíveis mas cujo esforço para pedalar começa a ser maior e a acumular nos músculos já mais do que doridos. Uma pessoa pedala, pedala e parece que nunca mais chega. Depois foi o sol que hoje não esteve encoberto pelas nuvens e portanto foi mais custoso o esforço do exercício do que ontem.
Os marcos à beira da estrada e as placas, tantalizadores, lá começaram a indicar as distâncias para Lagos, Portimão e Sagres. Quase nos ia dando uma coisa quando, quase no final do trajeto do penúltimo dia, vimos marcos que anunciavam que faltavam 72 km para Sagres. Haha, boa piada. (O Google Maps diz que faltam 48, eu confio.) O mais engraçado é que anunciavam que faltavam apenas 57 para Lagos. Numa olhada mais atenta ao mapa de Portugal, constatámos que, realmente, Aljezur fica mais próximo de Lagos do que de Sagres. Sagres está demasiado para sul. Mas é essa a nossa intenção.


A culpa toda de este trajeto ter sido tão difícil foi de Odeceixe, uma vila de casinhas brancas que fica num vale. Vale esse que precisa de ser descido mas, logo depois e tão inevitável, ter que ser subido. Portanto descemos até Odeceixe, passámos a ribeira homónima, e depois toca a subir pela encosta acima, na estrada serpenteante.


O "verdinho" da paisagem alentejana.


Tivemos direito a passar mais uma ponte!


A placa a indicar que havíamos finalmente chegado ao Algarve, mesmo antes da subida serpenteante pela encosta acima como que para avisar "acabou-se a mariquice do Alentejo plano".


Odeceixe, a meio da encosta.


Odeceixe, já no topo da encosta.

O destino do dia hoje era o campismo do Serrão, o parque de campismo mais perto de Aljezur e da ribeira e praia homónimas. Diz que é uma praia lindíssima, eu fartei-me de a gabar nos preparativos, mas a verdade foi que se provou demasiado inacessível para nós. Ficava a 3,5 km do campismo, pela encosta abaixo (nós não esquecemos que, para cá, seria encosta acima), em caminhos de terra batida, cheios de pedra. Nós tentámos, cheios de força de vontade. Isto foi o mais perto da ribeira e praia de Aljezur que conseguimos ir:



Há sacrifícios e sacrifícios. Pedalar mais 7 km para ir a uma praia, mesmo com subidas custosas para cá, tudo bem. Estar 3 km e meio sempre à beira de me estatelar no chão e esfolar toda não é um que esteja disposta a fazer. Nem pela praia mais bonita deste país, lamento (não estava garantido que fosse).
Assim, rumámos de volta à piscina do campismo e lá ficámos a vegetar o resto da tarde. Hoje chegámos a um parque de campismo e montámos a tenda pela última vez nesta viagem (gulp...) e amanhã será o último dia a pedalar. Uma parte de nós está mesmo muito aliviada - já não aguentamos vestir sempre o mesmo par de calções e a mesma t-shirt para ir jantar e os corpos estão a precisar de descanso sério - e a outra parte de nós já esboça é o plano da próxima. Sheffield e o que vou fazer a partir de setembro já me ocupa a cabeça em larga medida e estou ansiosa para começar a preparar o meu pré-estudo em agosto e a logística para voltarmos a Inglaterra. Estou também em pulgas para voltar a correr, depois de uma semaninha bem merecida de descanso.
Mas antes disto tudo ainda há os 48 km que nos separam da meta, e que ninguém os vai fazer por nós. Vamos portanto acordar pela fresquinha e tentar fazê-los antes das 15h de amanhã, com paragem pelo meio para almoço.




S.



2 comentários:

  1. É verdade que Aljezur tem uma das praias mais bonitas de Portugal (Amoreira), mas eu só lá fui de jipe ;)

    ResponderEliminar