terça-feira, 22 de julho de 2014

25º dia: Serrão (Aljezur) - Sagres [FIM]

Dia 25 [ÚLTIMO] - Serrão (Aljezur) - Sagres
Total do dia: 50,1 km
Horas a pedalar: 3h 05 min
Total km acumulados: 820,2 km
Total horas a pedalar: 58h 32 min



O último dia não foi dos mais fáceis mas era o último, por isso superaríamos sempre qualquer dificuldade que aparecesse. Como disse o Diogo a certa altura: "Já só faltam 18 km, nem que esses agora fossem sempre a subir, fazi-os." Não foram, e ainda bem. Mas foi verdade. À medida que percorríamos os 50 km que nos separavam de Sagres, sabíamos que era a última contagem decrescente. Já tínhamos feito 600, 700, 800, o que eram mais 10 ou 20? Foi por isso um dia muito hilariante.



Continuámos caminho por entre os montes, sempre antecipando quando é que viria a subida terrível que acreditávamos estar à nossa espera - se aquilo eram só montes, como não?! - e sob o calor ardente que continuou a fazer-se sentir.



O calor ardente e o gesto que devemos ter feito mais vezes durante esta viagem.

A subida terrível nunca chegou porque nós fartámo-nos de subir, sim, mas de forma gradual. Custa, mas não mata.
Ainda assim, tivemos alguma sorte porque a estrada até Sagres tinha muitas árvores de cada lado, o que acabou por nos proteger um pouco do sol algarvio do meio-dia.


Não foram muitas as terras por onde passámos neste último dia, o que acabou por ser o espelho desta zona e do litoral alentejano: quilómetros e quilómetros de estrada onde não se vê casas, só a vegetação seca característica. A exceção foi para Aljezur, o centro da zona litoral sudoeste alentejano/algarvio e que é uma espécie de vila de fronteira, meio alentejana, meio algarvia.


Aljezur

Vila do Bispo foi a outra exceção, a vila onde parámos para almoçar e que fica apenas a 8 km de Sagres. Agora imaginem o almoço de santo que nós não tivemos neste último dia, estando a descansar à sombra, comendo um strogonoff de frango com esparguete (comida a sério, wohuu!), e pensando que só nos faltava pedalar mais meia-horita para acabar a nossa viagem pela costa portuguesa. 
Imaginem também o grito de alegria que lançámos quando, de repente, surgiu costa à nossa frente, onde antes só havia do nosso lado direito:


Uma imagem e um sentimento que espero que se conservem durante largos anos na nossa memória.

Mas ainda antes de vermos o mar já havíamos sentido o vento que ali naquela zona é implacável.



Portanto, após o almoço, o nosso objetivo máximo era chegar o mais rápido possível a Sagres e à fortaleza. O objetivo a seguir era ainda ir gozar um bocadinho de praia ali perto. Saímos de Vila do Bispo moles como é costume a seguir ao almoço, mas determinados porque eram os últimos 10 km.


Sagres finalmente!
Depois da placa aquilo é uma reta até lá acima à fortaleza, que deve ter sido a subida em que pedalámos com mais vigor. Eu ainda fiz a minha dança da vitória em cima do selim, mas infelizmente fui solitária na minha loucura :(
Chegados à fortaleza, foi tempo de admirar a vista, que incluía o Cabo de São Vicente, e tirar as fotos da praxe.




Aqui está a nossa selfie da meta:


E a foto do mapa com o que percorremos nestes 25 dias =) :


Queria só agradecer mais uma vez e do fundo do coração aos meus pais, eterno carro de apoio, que fizeram mais de 600 km num dia para nos trazerem para casa, simplificando enormemente a nossa tarefa de levar a tralha toda para cima.
Não sei bem o que vou fazer à minha vida agora que já se acabaram as 3 horas diárias de pedalanço. Diz que é para descansar e coiso, mas não sei quanto tempo vou aguentar sem voltar a forçar as patas a cumprir qualquer esforço qualquer, seja 10 km em cima do selim para ir buscar a waffle divinal, seja o recomeço dos quilómetros corridos dia sim dia não. Veremos.


Total de dias: 25
Total km acumulados: 820,2 km
Total horas a pedalar: 58h 32 min




S.  


3 comentários:

  1. não tenho tempo de ler tudo (ando com uns posts atrasados),mas não quero deixar de dizer que vi as fotos de baixo para cima e que ..bem... um cliché: até parece que é fácil fazer assim a costa portuguesa!

    ResponderEliminar
  2. Ehhhhhh! E ohhhhhhh.... São uns valentes. Experiência inesquecível, certamente :)

    ResponderEliminar
  3. Parabéns! Fui pôr agora a leitura em dia, que epopeia! Ficou uma experiência marcante, de certeza :)

    ResponderEliminar