A intenção era partir desde a pontinha norte de litoral português, ou seja, de Caminha. Mas não encontrámos ligação de comboio, por isso acabámos por decidir partir da cidade maiorzita mais a norte junto ao mar: Viana do Castelo.
Foi com grande espanto que constatámos que não havia comboio de Lisboa até lá, cheguei a temer que nem comboio houvesse. Afinal o que acontece é que no site da CP, só se pode escolher uma rota entre o mesmo tipo de comboio. Seria mais fácil ter tudo no mesmo sistema e aquilo dar automaticamente os transbordos necessários (eu não sei se em Viana passa o intercidades ou o interregional, nem é óbvio), mas enfim. Assim, vamos apanhar o intercidades até ao Porto e depois o interregional até Viana. Do que já li, o transporte de bicicletas em ambos é grátis e não tem restrições, ou seja, não há carruagem própria para bicicletas. A única coisa que eles dizem é que são os utentes os responsáveis por carregar e descarregar a bicicleta do comboio. O que é justo, não esperava que fizessem isso por nós.
Resumindo: levar as bicicletas até Viana não me parece que vá trazer problemas.
Em Viana passaremos depois a noite para de manhã arrancarmos fresquinhos para o sul.
S.
Por acaso é pena não começarem na foz do rio Minho, sobretudo porque Caminha é linda e tem um restaurante com as melhores costelinhas assadas em forno de lenha que poderás provar no planeta Terra. Tenho muita família no Minho, posso tentar cravar alguém para vos levar as bicicletas de Viana a Caminha :)
ResponderEliminarNós claramente não investigámos bem porque afinal há comboio para Caminha, sim senhora! Parece-me, pela minha pesquisa apressada agora mesmo, que os horários são um bocado maus (três horas do Porto a Caminha! com três paragens no meio). Mas é caso para investigar como deve ser porque era bem mais giro partir da fronteira :)
EliminarMuito obrigada pela oferta generosa, gralha :) Em princípio não há-de ser preciso, lá nos desenrascaremos.