quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Dia 1 - Viana do Castelo - Vila do Conde

Assim que calculámos mais ou menos as distâncias que iamos percorrer cada dia e onde iriamos passar a noite, comecei a fazer uma coisa que não sei se não será um bocado obsessivamente planeadora e matadora da espontaneadade. Comecei a pegar na rota do dia e a traçá-la quase quilómetro a quilómetro o mais junto à costa possível. É que o Google Maps dá-nos a distância/tempo mais curtos que demora a ir do ponto A ao B, não nos diz qual é o caminho mais interessante ou potenciador de vistas cénicas.
Acabámos por decidir que sim, isto era demasiado maníaco-planeador e que tem que haver espaço para o improviso, caraças. Ainda assim, o facto de nos forçarmos a olhar extensões de 40 km de cada vez faz com que certas terras ou pontos estranhos assinalados no mapa nos suscitem a curiosidade. Temos assim uma noção mais local do que poderemos querer ver nas redondezas.


Garantido então que o primeiro dia partirá de Viana do Castelo. Numa olhadela rápida ao mapa aparecem ali dois (três?) rios que teremos que atravessar, o que não deve ser problema porque as pontes que o Google nos indica são caminháveis. De resto, nada salta à vista como potencialmente interessante.
Contamos passar a tarde em Esposende. E o que há em Esposende de especial? Desconheço porque nunca lá estive mas diz que as praias são jeitosas e há lá um farol.


Há que ter plano B caso o tempo não ajude, sobretudo no litoral norte.
Algures ali perto, a uns 7 km da costa, existe também isto, que me chamou à atenção:


É o Castro de S. Lourenço e parece-me que rivalizaria bastante bem com Citânia de Briteiros. Aliás, ao que parece há por ali bastantes castros, que eu por alguma razão julgava que significava "castelo" mas afinal são estas aldeias de casas redondas de pedra.
Seguiremos depois para Vila do Conde, onde passaremos a noite. Nada me chamou à atenção nessa cidade. Mas pode ser que assim sejamos surpreendidos.

Contamos fazer cerca de 50 km neste primeiro dia.




S.

Sem comentários:

Enviar um comentário