sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Dia 2 - Vila do Conde - Porto

E ao segundo dia, desistimos.
 
Haha, isso é que era bom! Nem pensar.
 
Mas este vai ser um dia bastante diferente do normal porque pedalaremos menos e em princípio temos guias para nos levar a passear e casa para passar a noite. Que as caras familiares não sirvam de desculpa para ficarmos por ali, nem a proximidade de um aeroporto com voos para Lisboa a 19€ sirva de tentação para rumar bem mais rápido ao sul. Nem poderemos deixar espaço à lamechice que o encontro de caras familiares é também tão bom a proporcionar (como quando os pais chegam à creche e o filho desata a chorar as agruras todas do dia, sabem?).
 
Só teremos dois dias de pedalanço quando chegarmos ao Porto mas eu acho que são precisamente estes dois primeiros dias os cruciais e muito provavelmente os mais difíceis. Entrar numa rotina de acordar de manhã, desmontar a tenda, arrumar tudo, escolher a estrada, pedalar, chegar a um sítio estranho, pedalar, chegar a outro sítio estranho, montar a tenda, dormir, não vai ser nada fácil para quem:
 
a) Nunca acampou (uma ou duas vezes, quando era pequenina, não me lembro de quase nada exceto que não me deixou saudades);
 
b) Nunca fez mais de 5/10 km seguidos numa bicicleta e não anda regularmente numa. Pronto, houve uns meses em que fiz commuting de bicicleta para o trabalho todos os dias mas ainda assim nunca foi mais de 7 km num dia e a bicicleta nem era minha. Não sei porquê, mas acho que isto importa.
 
Já se está a antecipar que isto tem potencial para correr mal...
 
Fica aqui o trajeto do dia 2:

 
 
 
A ideia inicial era parar em Matosinhos, antes de percorrer os últimos quilómetros do dia até ao Porto, mas depois eu descobri isto:
 
 
 
 
Piscinas de água salgada em Leça da Palmeira. Fiquei boquiaberta. Nenhuma ideia que isto existia.
 
Adeus, Matosinhos...
 
 
Quanto ao Porto, teremos dois guias magníficos, seria um insulto planear o que quer que seja. Limito-me a planear apenas a ponte que vamos usar para depois passar para Gaia. Ao que parece, nem todas dão para bicicletas (e aqui o "todas" leia-se como "a mais próxima do sítio onde viemos, portanto, da foz").
 
 
Quilómetros planeados para o segundo dia: 30 km.
 
 
 
 
S.



Sem comentários:

Enviar um comentário