É claro que não se pode. A minha ingenuidade chega a ser querida.
Após ter descoberto que há um ano andava a circular uma petição para a CP permitir o transporte de bicicletas nos comboios intercidades, fui ler melhor a informação prática do site. É permitido o transporte de bicicletas nos comboios urbanos e regionais apenas. Nem um tipo nem outro nos levam de Lisboa ao norte.
Ora isto é um grande problema de logística que eu pensava que não tínhamos que resolver. Li mal, verdade seja dita, mas ser possível transportar bicicletas num comboio foi algo que eu não estranhei que fosse verdade. Parecia-me evidente que fosse encorajada a mobilidade sustentável das pessoas.
[inserir outro riso cínico]
Resta-nos as seguintes opções:
- desmontar as bicicletas, enviá-las como mercadoria pela Rede de Expressos e recolhê-las algures em Caminha. Ir até Caminha de expresso (temos nova casa de partida decidida: Caminha.);
- desmontar as bicicletas, levá-las connosco no intercidades, interregional e regional até Caminha. Ainda tenho que verificar a cem porcento se se pode levar bicicletas embaladas. Nos expressos, por exemplo, não pode (mais uma salva de palmas para o incentivo da mobiblidade sustentável);
- desmontar as bicicletas, enviá-las pelo correio/DHL/outra até uma morada algures em Caminha e ir de comboio ou expresso até lá;
- comprar a porcaria das bicicletas em Caminha.
A última não é realmente uma opção porque, após uma intensa pesquisa em Google e Páginas Amarelas, não existem lojas de bicicletas em Caminha.
Qualquer uma das outras opções envolve aprender a desmontar e montar uma bicicleta. Eu já estive a ver uns tutoriais no Youtube e aquilo não parece difícil. Mas o problema é que mesmo desmontada, uma bicicleta ocupa demasiado espaço. E eu não estou exatamente a ver como é que conseguiríamos - e se poderíamos! - transportar duas caixas tipo tv plasma num comboio. E enviar pelo correio, para onde? Não conhecemos ninguém em Caminha e não sei se um hotel aceitaria receber duas embalagens para dois hóspedes futuros.
Este é portanto o nosso grande problema de logística neste momento. Enquanto vemos o que fazer, é bom que vá aprendendo a desmontar e montar uma bicicleta porque isso agora parece inevitável.
S.
-
Como assim?? Ainda no ano passado vim de comboio do Algarve a Lisboa e havia um casal com as suas bicicletas... Tens a certeza?
ResponderEliminarPodes sempre usar a técnica do "je ne parle pas portugais..." ;)
ResponderEliminarHahaha, os picas metem-me medo :)
EliminarAhaha, ohpa, desculpa estar a rir-me mas estas situações dão-me para rir. E na verdade, quando escreveste sobre levar as bicicletas no intercidades, ouve uma campainha que começou a tocar algures no fundo do meu cérebro, mas eu não dei importância, talvez por te achar (embora não te conheça) uma miúda tão competente que se dizes que se pode, é porque sabias que se podia.
ResponderEliminarMas agora lembrei porque ouvia a tal campainha ao longe. O marido de uma amiga costuma fazer passeatas de btt com amigos. Uma vez decidiram ir de lisboa a fátima. Para lá foram de bicicleta (demoraram dois dias) e para voltar tiveram uma pequena aventura também à conta do problema de só poderem levar as bicicletas no regional, acho que tiveram de fazer um sprint enorme para irem a Tomar, não sei bem os pormenores, mas tinha a ver com isso do Regional.
Enfim...
Uma outra opção seria o ponto de partida ser outro. Quer dizer: tu estás na Bélgica, certo? a tua bicicleta também, certo? Como a vais trazer para Portugal? de avião, certo? podes ir para o Porto de avião (em vez de para Lisboa), e a viagem começar a partir daí no tal Regional até Caminha...?
Ah e nos comboios urbanos, lembrei-me agora (por causa da minha irmã que andava sempre de bicicleta de lx até oeiras) que só se pode levar fora das horas de ponta ... regra aplicável também no metro, parece-me.
a.i., as bicicletas estão em Lisboa, por isso não haveria a necessidade de as desmontar para o avião. Agora há, para o comboio, muito provavelmente. Não seria o fim do mundo, é só chato. Era muito melhor sair do comboio e começar imediatamente a pedalar
EliminarAh, ok. Mas tu és uma rapariga cheia boas ideias, certamente vais encontrar a solução, como se vê ali em baixo :)
EliminarHaha, obrigada pelo voto de confiança! Arranjaremos solução, claro.
EliminarApós uma pesquisa intensa pelo mundo cibernauta lá cheguei a duas conclusões:
ResponderEliminar- bicicletas podem ser transportadas nos comboios urbanos e regionais (menos linha do Douro e Minho) livremente desde que haja espaço;
- bicicletas no intercidades e alfa-pendular só embaladas de forma a caberem nos espaços da bagagem ou por baixo do banco da frente.
Eu vou ter que telefonar para a CP para ter a certezinha absoluta disto, porque li experiências de ciclistas que levaram as bicicletas no intercidades embrulhadas em sacos do lixo, retirando só os pedais e pondo o volante de forma a que elas pudessem ser encostadas à parede da carruagem.
Entretanto o departamento de relações públicas da CP diz que todos os intercidades vão estar equipados para transportar bicicletas até ao final de 2014. Dois suportes por carruagem para bicicletas: http://pedais.pt/todos-os-comboios-intercidades-equipados-para-transportar-bicicletas-ate-ao-fim-de-2014/. Pena que já seja tarde :(
ResponderEliminarEntão, mas sendo assim, de certeza haverá boa vontade dos "picas" se as transportadores com os tais sacos do lixo.
ResponderEliminarNão sei. Isto foi uma coisa que li em fóruns mas que não tem garantia nenhuma de poder ser assim. Por isso é que vou ter que telefonar para a CP para ter uma resposta certa (não gosto muito dos "diz que disse" e não posso arriscar planear uma viagem de três horas com base nisso)
EliminarSim, claro! jurisprudência das cautelas é muito bom :)
EliminarE mesmo telefonando, não esquecer que em portugal pode acontecer que a resposta de um funcionário seja contraditória com a de outro, se ligares em alturas diferentes...
Exato, confirmação por escrito seria o ideal.
Eliminarpois... uma resposta a um email, pelo menos, que pudesses imprimir e levar contigo para mostrar aos "picas"... mas não sei se no caso da cp há política de respostas aos utentes.
EliminarDe qualquer modo, este teu blog é mesmo muito útil! se esclareceres esta questão, vai ficar aqui para a posteridade e para futuros viajantes que googlem "pode levar-se bicicletas nos comboios em portugal?"
ResponderEliminar:)
Pois, resta saber se a resposta é satisfatória...
EliminarSe não for, não é caso para desistires! Voltas à carga, apresentas argumentos, como por exemplo o facto de saberes que já houve esses tais transportes que descreveste (os tais relatos em fóruns). Aliás, será que não haverá uma tarifa especial que se possa pagar?
Eliminarandei lá no site da CP agora. De certeza já viste isto:
ResponderEliminarhttp://www.cp.pt/cp/displayPage.do?vgnextoid=452fad45a1316010VgnVCM1000007b01a8c0RCRD&contentId=8a0643fc12806010VgnVCM1000007b01a8c0RCRD
e isto
http://www.cp.pt/StaticFiles/CP/Imagens/PDF/Passageiros/informacao_pratica/transporte_bicicletas.pdf
a.i., os links dizem respeito a comboios urbanos e regionais (com exceção da linha do Minho, que por azar é a que liga Viana a Caminha, e onde não são permitidas bicicletas). A informação mais completa sobre o transporte de bicicletas está no documento de condições gerais de transporte da CP (atualizado a 1.10.2013):
Eliminar"III.6.2.1. Serviços Alfa Pendular e Intercidades
Não é permitido aos clientes viajar com bicicletas nos comboios que prestam serviços Alfa Pendular e Intercidades. No entanto as bicicletas elétricas ou outras poderão ser admitidas nestes comboios, desde que desmontáveis ou dobráveis, acondicionadas no espaço disponível a bagagens e sujeitas às restantes
condições referidas em III.6.1.
Em caso algum será admitida mais do que uma bicicleta por passageiro.
III.6.2.2. Serviços Regionais, Inter-regionais e Urbanos de Coimbra
É permitido aos clientes viajar com uma bicicleta nos comboios Inter-regionais, Regionais e Urbanos de Coimbra, sujeito às limitações do espaço disponível e da tipologia do material circulante, salvo em épocas, datas ou horários, previamente publicitados, nomeadamente nas estações onde exista atendimento
comercial daqueles serviços.
Ao Operador de Revisão competirá garantir, ou não, o transporte do respectivo velocípede uma vez que o mesmo está limitado ao espaço disponível."
ahaha, esta última parte é linda. Conclusão: é necessário um pouco de interpretação de também de capacidade de argumentação quando aparecer o "pica". Imprimes essa folha e se te chatearem dizes que "desmontáveis ou dobráveis" não especifica suficientemente de que modo devem ser "desmontáveis" e dizes que tiraste os pedais e que portanto já está (pelo menos uma parte" desmontada. E claro, importa chegar cedo à estação (a primeira estação da linha -se for lx é santa apolónia) e entrar logo para o comboio e acondicionar a bicicleta, sem pedais, e nos tais sacos do lixo, nos suportes para bagagem.
Eliminarolha, lembrei-me agora que o ideal seria fazeres um teste antes. Se tiveres alguém cá em lx que possa fazer : pegar na tua bicicleta e embrulhá-la desse modo e experimentar andar no intercidades, por exemplo até coimbra, que é onde acho que costuma aparecer o pica (antes disso, da minha experiência às vezes não aparece).
Pois. Deve ter sido por isso que os outros conseguiram levar as bicicletas embrulhadas em sacos do lixo.
EliminarEu já enviei email à CP, quando tiver resposta informo ;)
Boas! Adorei o blog! Estou a pensar fazer algo do género embora mais reduzido (Tróia - Sagres talvez). Estou a lidar com o mesmo problema de levar as bicicletas para o Norte... Como acabaram por resolver?
ResponderEliminarOlá André. Temo não ir ser grande ajuda porque face às complicações todas que a CP e as companhias de expressos põem no transporte de bicicletas, acabámos por escolher ir de boleia com as bicicletas de Lisboa a Caminha.
EliminarFui dar uma vista de olhos às condições gerais de transporte da CP e não se alteraram desde a última vez que as consultei por isso nada de novo ainda (estão aqui: http://www.cp.pt/StaticFiles/CP/Imagens/PDF/Passageiros/informacao_pratica/condicoes_gerais_transporte.pdf). Sei que estão a equipar os intercidades para poderem levar duas bicicletas por carruagem mas penso que só estarão prontos para o final de 2014. Até lá, nos intercidades, as bicicletas têm que ser desmontadas e embaladas como se fossem bagagem.