É um rodopio de perguntas: será que é bonita? Será que cheira mal? Será que é uma zona tão plana quanto ali a Flandres e os Países Baixos? Será que circulam por ali muitas bicicletas? Estou tão cheia de curiosidade que acho uma desonra ir googlar e obter a gratificação imediata de ver como é. Prefiro a surpresa.
A paragem do meio-dia será na praia de S. Jacinto, simplesmente porque é a única que aparece no mapa. Para além da praia da Torreira. Mas S. Jacinto parece-me francamente mais interessante, por estar ali na confluência entre a ria e o mar. Olhem para ela, vista do ar:
Depois vem a parte mais fixe do dia: apanhar o ferry!
Adoro ferries. Adoro mesmo. Coisas que atravessam qualquer coisa, que vão de um lado para o outro, são fontes de entusiasmo para mim. Ferries especialmente, por ligarem uma margem de qualquer coisa, a outra margem de qualquer coisa. E deve haver aqui uma ligação qualquer com o Auto da Barca do Inferno, cuja adaptação aos tempos modernos e representação ocupou grande parte do meu 8º ano, mas não quero ir por aí.
Haverá um ferry para apanhar em S. Jacinto que nos levará até à Gafanha da Nazaré, mais propriamente ao Forte da Barra. Os horários são bastante regulares e a travessia demora uns 15 minutos por isso não me vou preocupar com isto.
Finalmente, chegaremos à Gafanha da Nazaré onde passaremos o dia. Éramos para passar logo a Aveiro, mas a cidade não tem parque de campismo, pelo que ficaremos pela Gafanha.
Diz que por ali espalhadas, nas margens da ria, há estas casas chamadas Palheiros, muito pitorescas:
Demasiado à "coisa para turista ver"?
S.
ohpa,eu não posso vir aqui, que não resisto a deter-me para comentar. Quando comecei a namorar com o meu actual namorado, uma das primeiras viagens que fizemos juntos foi precisamente a aveiro, onde alugamos uma bicicleta (lá têm um nome específico de que não me recordo) e fomos a pedalar até lá bem ao longe, na ria, até onde se pode ir - é muito longe e é muito giro.
ResponderEliminarDepois, eu também representei o auto da barca!! eu era o fidalgo :)
E por fim, sempre que oiço falar em gafanha, lembro-me sempre de um livro de Uma aventura que se passava aí e onde acho que descrevem essas casinhas.
Oh céus, tenho tanta inveja da tua viagem
comentários cheios de experiências dos sítios são super benvindos!
EliminarA ria é capaz então de ser exatamente o que estou a imaginar. Oh, e que Uma Aventura é essa??? Não me lembro de nenhum passado na Gafanha :(
bom, cheios de experiência não irei tão longe. Este passeio já foi há séculos (meu namoro com ele é uma coisa já quase dinossáurica), portanto não é propriamente um conhecimento actual.
EliminarUma Aventura não sei o nome, mas era uma em que eles iam com a escola a uma prova desportiva ou algo do género.
Por falar em sugestões, não sei se vais ter tempo, mas em viana do castelo vale a pena dar um passeio na parte da cidade que fica junto ao rio, tem uma biblioteca muito bonita e outros edifícios.
sendo que a minha experiência é nula, mesmo uma experiência feita há séculos continua a ser mais do que a que eu tenho :D
Eliminarvou manter a dica sobre viana na cabeça. como vamos ter que atravessar o rio devemos acabar sempre por passear nessa zona.
Ah sim, aquilo tem uma ponte muito gira, mas não sabia que dava para atravessar de bicla.
Eliminaro google maps diz que sim.
Eliminar