quarta-feira, 5 de março de 2014

Dia 5 - Gafanha da Nazaré - Praia de Mira

O 5º dia está reservado quase por inteiro a Aveiro. Não parece, já que nem aparece no título, mas isso é porque o título inclui apenas a partida de manhã e a chegada à noite.


É não atentar ao balão que diz "Walk". Ele aparece porque, em não havendo possibilidade de escolher bicicleta no Google Maps (há cidades que dá), há que escolher o caminhar para evitar que nos mande por IPs e auto-estradas. 

Por falar em Google Maps, está novo. É com alegria que agora constato que quando meto direções entre duas cidades me aparece uma série de imagens em baixo com sítios potencialmente interessantes pelo caminho. Clicando, dá para ter acesso imediato ao Street View desses locais.

Ora, isto é precisamente o que eu andava a fazer manualmente, mini-trajeto diário a mini-trajeto diário, pelo que constato que o Google já passou ao próximo patamar que é ler os pensamentos dos seus utilizadores. Vede:


Espetacular.

Quanto aos sítios de interesse do 5º dia, como já referi, o grande ex-líbris será Aveiro e por lá nos deambularemos o dia todo. Estamos a planear passar em Ílhavo, também, para não irmos pelo mesmo caminho e voltar à Gafanha da Nazaré.



Na Praia de Mira, nosso destino de alojamento, há uma espécie de lagoa chamada Barrinha de Mira que é capaz de ter potencial.


Já que fica mesmo em caminho, daremos uma espreitadela.

Para concluir, um comentário: aquela zona tem mesmo muitas Gafanhas. Não sei o que é uma gafanha mas gostava de saber.




S.

3 comentários:

  1. por acaso tenho a vaga lembrança de no tal livro de uma aventura explicarem o que é na minha memória tem qualquer coisa a ver com a geografia do lugar, ser junto a rias ou algo assim.
    Mas aqui no ciberdúvidas dizem uma coisa completamente diferente:
    http://www.ciberduvidas.com/pergunta.php?id=3823&template=imprimir

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Er... não estava à espera de explicação tão tenebrosa, mas pronto, aceito.

      Eliminar
    2. pois, seria mais romântico pensar que tem a ver com a geografia... :)

      Eliminar