sexta-feira, 18 de julho de 2014

22º dia: Vila Nova de Milfontes (descanso)

Em virtude de termos pedalado mais no 20º dia do que o que estava previsto, ficámos dois dias inteiros em Milfontes. Há um equilíbrio díficil entre pedalar muito e o descanso, entre passar num sítio novo (ou vários) cada dia ou ficar no mesmo durante dois. Se por um lado ambicionamos um intervalo entre pedalanços e um sítio onde deixar a tenda montada por mais do que uma noite, é fácil começarmos a bater o pé de mansinho e a verificar quantos quilómetros nos espera a próxima fase e onde estaremos no dia seguinte. Cada dia desta viagem é intenso porque nenhum é igual ao anterior, o campismo é diferente, a praia também, os vizinhos nas tendas são outros, a vila é diferente, os restaurantes não são os mesmos. E isso é uma das coisas que faz esta viagem tão especial. Ficar no mesmo sítio mais do que uma noite implica que se comece a instalar uma rotina que começa a afetar a novidade.
 
Ainda assim, escolhemos muito bem os sítios onde ficámos mais do que uma noite e todos os três - Estoril, Setúbal/Tróia, Milfontes - são daqueles sítios onde nos imaginamos a ter uma casa de férias ou, pelo menos, a regressar no futuro para mais do que duas noites.
 
O problema dos descansos mais prolongados é também que as pernas começam a pensar que o esforço acabou e portanto dão-se ao luxo de relaxar. Quando voltamos, é um martírio. Os primeiros 5-10 km é só queixinhas de músculos vários. Há uma altura em que se voltam a conformar e calam-se, resignados. Mas o esforço acumulado, mesmo com dias de descanso pelo meio, já se nota demasiado em coisas como joelhos, a velha anca (minha) e nos músculos no topo do joelho. Nos últimos dias a pedalar até os pulsos e as mãos me começaram a doer, pela dificuldade que tenho em arranjar uma posição para as meter no volante que seja confortável, durante as cerca de 4 horas diárias de pedalanço que fizémos ultimamente.
 
Hoje foi dia de dizer adeus ao campismo e pernoitar na guesthouse que havíamos reservado em fevereiro. A nossa ideia para esta viagem foi planear 2 noites campismo / 1 hotel para que tivéssemos descanso suficiente sem desequilibrar o orçamento. E em boa hora deixámos o campismo porque entre vizinhos que mantêm conversas e risota grande da uma às três da manhã e espanholas que recitam a Bíblia às 8 da manhã, não tivemos grande descanso ontem. Hoje já há uma cama e amanhã espero que acordemos frescos para pedalar até à Zambujeira do Mar, no que será o primeiro dia dos últimos.




S.  

Sem comentários:

Enviar um comentário