quarta-feira, 2 de julho de 2014

5º dia: Aveiro - Costa Nova do Prado

Dia 5: Aveiro - Costa Nova do Prado (Gafanha da Encarnação)
Total do dia: 21 km
Horas a pedalar: 1h 35 min
Total km acumulados: 213,7 km
Total horas a pedalar: 15h 30 min


Era para ser um dia de descanso, pedalar-se só uns 6 km até à Gafanha da Nazaré, mas decidimos ir dormir mais a sul, fazendo cerca de 11, e adiantar caminho. Afinal foram 21 km. Como se pode ver pela espécie de quadrado no trajeto que fizemos, andar a direito perto da ria não dá. Pensávamos que o campismo se situava na Gafanha da Nazaré, mas afinal ficava na Costa Nova do Prado, para lá do segundo troço de ria. A ponte ficava mais acima.
Aveiro em si não encantou, devo dizer. É girito, mas vê-se rápido e acho que foi por isso que decidimos que podíamos pedalar um pouco mais no dia de hoje.




Tivemos a sorte de haver espaço para as nossas malas e bicicletas na residencial onde ficámos, e a senhora ter permitido deixar as nossas coisas após o check-out, enquanto demos uma volta por Aveiro. Soube bem o passeio a andar, para variar.
À hora do almoço já estávamos um bocado aborrecidos e por isso decidimos partir para o campismo da Costa Nova. Não sem antes experimentarmos uns ovos moles e uns barquinhos:


Foi ainda com os ovos moles na garganta que seguimos viagem para o sul. Desta vez atravessámos a ria em Ílhavo, e até à Gafanha da Encarnação não tivemos problemas de maior.


Ciclovias de vez em quando...

Desta vez conseguimos aproveitar a paisagem e admirar a beleza da ria. As dores deram tréguas e o caminho foi variado, com várias distrações pelo meio. Incluindo o desvio que tivemos que fazer para atravessar o segundo troço da ria, e a belíssima ponte, mais uma com parte para bicicletas e pessoas.


Desta vez não houve dúvidas e seguimos a ciclovia/auto-estrada :)

Assim que saímos da ponte, entrámos na parte mais bonita do caminho, que me fez agradecer o desvio enorme e a decisão de passar a noite na Costa Nova.




Uma vila sem dúvida mais encantadora do que a própria cidade de Aveiro.
O quinto dia foi portanto uma espécie de treino de recuperação, 20 km feitos devagar e a apreciar a paisagem. O completo oposto do dia de ontem. Já conseguimos abrir um espacinho no coração para a ria de Aveiro.



S.




2 comentários:

  1. Muito bem :) vim cá pôr a leitura em dia. Deve estar a ser divertido, espero que não apanhem chuva. Boa viagem!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já apanhámos muita chuva, especialmente durante a noite. Mas está a ser muito divertido :)

      Eliminar